Zura!
> Informática
> Mesa Digitalizadora

Mesa Digitalizadora

27 resultados encontrados

Compartilhe esse resultado com amigos
Visualizar por
Lista
Grade
Imagens

Está em dúvida ?

Visite nossoGuia de Compras

Filtrar
  • Filtrar por palavra-chave

  • Preço

  • Marca

    Bamboo (1)
    Trust (6)
    Wacom (17)

Publicidade

Como Escolher
O mercado de mesa digitalizadora é bem específico e bastante exigente. Os equipamentos mais caros possuem recursos mais sofisticados, porém o talento do usuário ainda prevalece. Tenha em mente que a especificação técnica mais relevante é a sensibilidade por pressão, quanto maior, melhor.
 
Uma mesa digitalizadora menor pode ser melhor, pois, além de mais barata, facilita a organização na sua mesa e trabalha igual às grandes. Escolha os modelos maiores se você pretende utilizar programas específicos para engenharia e arquitetura, como o Autocad.
 
Se você não é ilustrador profissional ou algo do tipo, mas gostaria de ter um equipamento sem gastar muito, a escolha da mesa digitalizadora da linha Bamboo, da Wacom, é perfeita. Seus modelos estão disponíveis em três tamanhos, todos com as mesmas configurações técnicas.
 
Para profissionais, ou quem almeja ser um e está com um orçamento apertado, escolha os modelos da linha Intuos. Por exemplo, a Intuos 4 possui 2048 níveis de pressão, ou até mesmo a Intuos 2 e 3, com 1024 níveis de pressão.
 
Agora, se o usuário já é um profissional mais consolidado e pretende aumentar a sua produtividade, então a escolha deve se concentrar na série Cintiq, da Wacom. Ela não é uma mesa digitalizadora comum, mas sim uma tela de monitor sensível ao toque, sobra a qual se desenha diretamente.
 
Você pode ser um aprendiz ou o mestre da ilustração e, em qualquer que seja o seu caso, o manuseio do equipamento físico é extremamente importante antes da finalização da compra.
O que é Mesa Digitalizadora

Por um longo período, o mouse foi o único periférico de navegação presente nos computadores. Entretanto, ele não é anatômico e não possui precisão boa o bastante para desenhos e ilustrações. Pensando em um produto para suprir essa carência na área de ilustração digital, foi inventada a mesa digitalizadora.

 

A mesa digitalizadora é um acessório fundamental para profissionais da área de design, pois o manuseio é idêntico ao de um lápis sobre um caderno, com sensibilidade de pressão; ora com traçado mais grosso, ora mais fino e maior precisão de traço. Tudo aquilo que fosse criado fora do computador com lápis, caneta, pincel ou giz pastel, poderia ser inserido ou editado em softwares especializados com a utilização deste equipamento.

 

A mesa digitalizadora pode fazer quase tudo que um mouse faz, mas geralmente os dois periféricos são utilizados, pois um complementa o outro. Estes periféricos ainda conseguem executar outras tarefas, não necessariamente ligadas ao desenho, como assinatura digital, esboçar um diagrama ou fluxograma, retoque em fotos e outros. Claro que um mouse ainda é o preferido e mais fácil equipamento para clicar, editar texto, arrastar itens em torno de uma página, percorrer um documento e navegar na internet.

Modelos

Mesa Digital Tradicional


Mesa Digitalizadora Tradicional

É o modelo mais comum e difundido no mercado. Este tipo de mesa digitalizadora possui um suporte com área ativa para o desenho e a caneta utilizada para desenhar. Alguns modelos ainda contam com um mouse wireless para complementar a utilização.

 

 

 

Mesa Digitalizadora em Tela

Mesa Digitalizadora em Tela
É um produto híbrido, por utilizar os princípios de uma mesa digitalizadora, mas possui um monitor LCD, formato widescreen, que serve de superfície para os traçados. Assim, se você deseja ver como o desenho está ficando, basta olhar na tela, que é conectada a um computador, transferindo a imagem para o PC ou MAC.

 

mesa digitalizadora com caneta e tintaMesa Digitalizadora com Caneta a Tinta

É o modelo mais recente, lançado em 2011, e não necessita de um suporte específico para desenhar. Utiliza-se uma folha de papel em branco com uma caneta especial que detecta os traços e pressão que se está fazendo e, ao mesmo tempo, possui tinta para desenhar no papel.

Características

Área Ativa

É a área que vai responder à caneta. Essa parte da mesa é chamada assim, pois, normalmente, é uma menor comparado ao tamanho inteiro do produto. Equipamentos baratos frequentemente apresentam área ativa de 4x5 polegadas, o que é grande o bastante para desenhos casuais e retoques em imagens.

 

Borracha

Dependendo da extremidade da caneta utilizada, a mesa digitalizadora pode sentir se o comando indica para apagar um ponto ao invés de desenhar. Na prática, isso funciona como a borracha na ponta de um lápis.

 

Sensibilidade de Pressão

É a característica que permite à mesa digitalizadora sentir o quão duro se está pressionando a caneta contra sua superfície. Desta maneira, você controla a largura do traço ou outras opções, como o quão escuro deseja.

 

Resolução

Há inúmeras resoluções possíveis. Quanto maior a resolução, mais controle você pode exercer sobre a imagem. Geralmente, resolução superior a 300 pontos por polegadas (DPI) é desnecessária para o uso diário.

 

Caneta

A caneta pode ser sem fio ou conectada por um cabo. A maioria das unidades de caneta sem fio não possui bateria, pois funcionam ao distorcer o campo magnético existente na superfície da mesa digitalizadora. Ela também pode ter um ou mais botões pequenos que servem para o mesmo propósito daqueles em um mouse.

 

Tamanho

Este é o tamanho total da mesa digitalizadora, contando com os controles e a parte que você pode realmente utilizar (área ativa). Alguns modelos podem ser bastante grandes e oferecer uma pequena área ativa.

 

Mouse Wireless

Algumas mesas digitalizadoras vêm acompanhadas de um mouse wireless, além da caneta. Ele funciona sem fio e sobre a superfície do equipamento, da mesma forma que iria operar em cima de um mouse pad padrão.
Marcas

Genius

Genius

É uma companhia de tecnologia sediada em Taipé, Taiwan. Em 1995, foi a primeira a fabricante a lançar um mouse com botão de scroll. Seus principais produtos são mouses, máquinas fotográficas digitais, teclados, tabletes gráficos, joysticks e headsets.

 

wacom


Wacom

Empresa japonesa conhecida mundialmente pelo desenvolvimento e produção de mesa digitalizadora. É responsável pela criação e utilização da patente da caneta sem fio, sem bateria e sensível à pressão.

Comparativo entre Mesas Digitalizadoras

A escolha da mesa digitalizadora ideal é aquela que equalize as suas expectativas com um preço dentro do seu orçamento. Os equipamentos mais caros não são necessariamente melhores. O talento do usuário ainda prevalece. Porém, as mais caras possuem recursos mais sofisticados.

 

A especificação técnica mais relevante é a sensibilidade por pressão, quanto maior, melhor. Uma mesa digitalizadora menor é melhor, pois, além de mais barata, facilita a organização na sua mesa e trabalha igual às grandes. Escolha os modelos maiores se você pretende utilizar programas específicos para engenharia e arquitetura, como o Autocad.

 

Se quem não é ilustrador profissional ou algo do tipo, mas gostaria de ter um equipamento sem gastar muito, a escolha da mesa digitalizadora da linha Bamboo, da Wacom, é perfeita. Seus modelos estão disponíveis em três tamanhos, todos com as mesmas configurações técnicas.

 

Para profissionais, ou quem almejar ser um e está com um orçamento apertado, escolha os modelos da linha Intuos. Por exemplo, a Intuos4 possui 2048 níveis de pressão, ou até mesmo a Intuos 2 e 3, com 1024 níveis de pressão.

 

Agora, se o usuário já é um profissional mais consolidado e pretende aumentar a sua produtividade, então a escolha deve se concentrar na série Cintiq, da Wacom. Ela não é uma mesa digitalizadora comum, mas sim uma tela de monitor sensível ao toque, sobra a qual se desenha diretamente.

Inkling - Tinta e Digital

Inkling é um dispositivo desenvolvido pela empresa nipônica Wacom que pretende revolucionar não só o mercado das mesas digitalizadoras, mas a forma como as utilizamos.

 

O principal pilar do design não é a estética ou a inovação, mas sim a função em si. Desta forma, o novo produto criado é um misto de mesa digitalizadora com papel de verdade, o que permite uma maior versatilidade.

 

“Não seria incrível se suas idéias começassem como rascunhos no papel e, automaticamente, se tornassem gráficos vetoriais?”, pergunta o vídeo de apresentação do novo produto. Confira:

 

 

A Inkling desenha com tinta no papel e, ao mesmo tempo, com seu sistema de infravermelho, detecta o desenho e já processa como imagem vetorizada.

 

Prato cheio para quem curte desenhar, mas não consegue abandonar completamente o papel, ou para quem vive tendo ideias legais e rabiscando por ai em cadernos e não dá conta de digitalizar tudo.

Nenhum produto
Selecione e compare

máximo de 4 produtos

  •  
  •  
  •  
  •  
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail para receber ofertas especiais do ZURA!

carregando...