Zura!
> Informática
> Memória RAM

Memória RAM

24 resultados encontrados

Compartilhe esse resultado com amigos
Visualizar por
Lista
Grade
Imagens

Está em dúvida ?

Visite nossoGuia de Compras

Filtrar

Publicidade

Como escolher

Antes de atualizar o computador ou montar um novo, o usuário precisa observar alguns aspectos com relação à compatibilidade. É preciso checar se a placa mãe tem o mesmo padrão de chanfros e pinos que o módulo de memória RAM que vai ser instalado e se ela Módulo de memória RAM DDR3suporta a quantidade desejada. Os módulos de memória além de diferentes entre si também apresentam diferenças que podem ser constadas

 

O que determinará a quantidade ideal de memória RAM são as atividades que o usuário realizará em seu dia a dia, principalmente os aplicativos que vão ser executados.

 

2 GB

Com 2 GB de memória RAM, um computador pode executar a maioria das atividades, desde que não envolvam jogos ou tarefas mais pesadas, como edição de vídeos. Se o usuário for usar a sua máquina apenas para navegar na internet e realizar tarefas mais corriqueiras, ele não vai necessitar de uma quantidade maior de memória RAM instalada.

 

4 GB ou mais

Se o usuário pretende executar jogos, realizar muitas atividades simultâneas ou ainda trabalhar com edição de vídeos, é melhor contar com uma quantidade maior de memória RAM. Além disso, é importante que o usuário tenha também um bom processador instalado em seu computador.

 

Mais memória nem sempre significa melhor desempenho

Quanto maior a quantidade de memória RAM instalada em um computador, mais rapidamente o usuário será capaz de executar suas tarefas. Entretanto, é importante que o usuário saiba que existem outros componentes que também respondem pela performance dos computadores.

 

Aumentar somente a quantidade de memória RAM instalada em um computador não Módulo de Memória RAM Corsairnecessariamente vai torná-lo mais rápido. É necessário que o usuário também verifique o funcionamento de outros componentes, como processador, placa de vídeo e HD.

 

Os desktops, em geral, têm mais memória e poucos notebooks têm memória superior a 6 GB. Já os netbooks, normalmente, vêm apenas com 1 ou 2 GB de memória.

O que é

Memória RAMEm menos de quatro décadas, o computador tomou conta dos lares e do ambiente de trabalho. É quase impossível imaginar nossa vida sem computadores. Mesmo que a pessoa não o utilize em seu dia a dia, indiretamente, ela depende de todo tipo de tecnologia para realizar suas atividades. Como, por exemplo, ir às compras em um supermercado. Os computadores estão nos caixas desses estabelecimentos e são utilizados para registrar as compras e para calcular o preço ao final dela. A rede que viabiliza os pagamentos via cartão também só existe graças a eles. 

 

A memória RAM também faz parte desse processo e seu papel é tão importante que, se o módulo de memória RAM estiver com defeito ou for desconectado, o computador interromperá seu funcionamento imediatamente.

 

Sabe-se que o desempenho do computador está muito ligado a esse componente. Mas afinal, o que é memória RAM?

Memória RAM 

Trata-se de um componente básico dos computadores atuais. São nos módulos de memória RAM que ficam temporariamente armazenados os dados e os programas em execução enquanto o computador está em funcionamento. Esse componente tem especial importância na execução de tarefas simultâneas. Sem a memória RAM, os computadores atuais não funcionariam. A sigla RAM vem do inglês RandomAccessMemory e quer dizer memória de acesso aleatório.

Características

O módulo de memória RAM fica instalado dentro dos desktops e notebooks, encaixado diretamente na placa mãe.  Fisicamente, esse dispositivo eletrônico é uma placa de circuito impresso de formato fino e alongado com pinos e chanfros para o encaixe. Talvez por essa razão, no mercado, esse componente é muito chamado de pente de memória.

Memória RAM 

Quanto maior for a quantidade de memória RAM instalada em um computador, mais rapidamente o usuário será capaz de executar suas tarefas. Com 2 GB de memória, um computador pode executar a maioria das atividades, desde que não envolvam jogos e tarefas mais pesadas, como edição de vídeos. Os desktops, em geral, têm maior memória e poucos notebooks têm memória superior a 6 GB. Já os netbooks, normalmente, vêm apenas com 1 ou 2 GB de memória.

 

Além das configurações, na hora de comprar um computador, também é preciso observar qual o perfil do usuário que vai utilizá-lo. Se o usuário for usar sua máquina apenas para navegar na internet e realizar tarefas mais corriqueiras, não vai necessitar de uma grande quantidade de memória RAM. Já se o usuário for executar jogos, realizar muitas atividades simultâneas ou ainda trabalhar com edição de vídeos, é importante que ele tenha um bom conjunto de memória RAM e processador.

 

Upgrades –Acrescentando mais memória RAM

 

Para dar mais velocidade ao computador, muitos usuários recorrem aos chamados upgrades ou atualizações de hardware, trocando componentes como processador, placa-mãe e a memória RAM. Esse conjunto de componentes é o principal responsável pela velocidade em um computador.

 Memória RAM

Antes de fazer um upgrade em um desktop, é importante consultar um profissional especializado para identificar as necessidades e possibilidades de troca das peças. Somente ele poderá avaliar a compatibilidade de alguns componentes, já que o rápido avanço tecnológico e a criação de softwares cada vez mais exigentes faz com que a defasagem dos computadores seja bastante acelerada.

 

O usuário pode acrescentar ou trocar os módulos de memória RAM de seu computador. Isso vai depender do número de slots – espaços de encaixe – existentes na placa-mãe, que, em geral, varia entre dois ou quatro.

 

Acrescentar mais memória RAM pode ser uma boa solução caso o usuário não disponha de muito dinheiro para atualizar seu computador. Apesar de paliativa, a solução pode dar uma sobrevida a algumas máquinas já obsoletas. Mas antes é preciso procurar saber as especificações corretas da placa-mãe e do processador para que não haja algum tipo de erro de compatibilidade.

 Memória RAM

Fazer um upgrade nos notebooks é algo menos comum, porém não impossível. Para isso, o usuário deve ter em mente que ao fazê-lo terá de abrir seu computador para efetuar a troca das peças, o que pode ocasionar a perda de garantia do fabricante. Assim como nos desktops, para efetuar a troca é preciso buscar todas as especificações da placa-mãe e do processador antes de realizar a troca. Os módulos de memória RAM em um notebook também são diferentes em relação aos desktops. Consultar um profissional é sempre importante para garantir a integridade do aparelho. 

Marcas

Logo CorsairCorsair

Fundado em 1994, o fabricante Corsair é especializado em componentes de alta performance para memória. Além desse mercado a Corsair atua também em outros segmentos de hardware como sistemas de refrigeração, cases para computador e periféricos dedicados a jogos. A memória RAM Corsair é mais recomendada aos computadores de alta performance.

 

KingstonLogo Kingston

Fundada na Califórnia, em 1987, a Kingston é um dos maiores fabricantes mundiais de componentes e produtos para memória em computadores. A empresa destaca-se por ser fornecedor exclusivo de componentes para memória de diversas marcas de computadores, impressoras e câmeras digitais. A memória RAM Kingston é tida como uma das melhores no mercado.

 

Logo SamsungSamsung

Além de ser um dos maiores fabricantes mundiais de eletrônicos, a marca sul-coreana Samsung também atua no mercado de semicondutores e de fibra óptica. Neste setor, a empresa oferece produtos e soluções aos fabricantes, ao mercado corporativo e para o segmento B2B. A memória RAM Samsung é reconhecida principalmente pelo alto desempenho.

Curiosidade

Foto de Placa-mãe AsusUma outra maneira de melhorar o desempenho de um computador pode ser por meio do overclocking. A técnica consiste em forçar os componentes de hardware de um computador a “rodar” em uma frequência mais elevada do que a especificada pelo fabricante. Dessa forma, mesmo com componentes de tecnologia inferior, é possível alcançar performance comparada às configurações mais recentes.

 

Entretanto, o overclock tem seus riscos. O aumento de frequência nas máquinas pode provocar severos danos ao equipamento e a principal consequência dessa técnica é o aumento de temperatura dos componentes de hardware. Esse tipo de modificação requer cuidados principalmente com a refrigeração. A técnica é mais utilizada no conjunto de processador, placa-mãe, placa de vídeo e memória RAM.

 Pente de Memória RAM

O perfil de usuário que costuma buscar esse tipo de configuração está mais ligado aos que jogam, devido à necessidade de uma máquina com desempenho superior. Muitas vezes essa técnica vem acompanhada da customização das máquinas, que também é uma febre entre alguns usuários.

Nenhum produto
Selecione e compare

máximo de 4 produtos

  •  
  •  
  •  
  •  
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail para receber ofertas especiais do ZURA!

carregando...